Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para josé patriota amupeSEM MISTÉRIO… – O candidato da sucessão do prefeito Zé Coimbra (PSB) para a prefeitura de Afogados da Ingazeira deve ser definido somente no segundo semestre de 2020. Não há mistério em torno do nome da predileção do socialista. Embora exista o sonho do ex-prefeito Antonio Valadares (PSDB) de disputar a prefeitura pela Frente Popular, no cenário atual não existe a mínima possibilidade de isso acontecer. Alessandro Palmeira (REDE) é a aposta da Frente Popular para a sucessão de Coimbra. Experiente e matreiro na política ao extremo, Valadares vai dando tempo ao tempo esperando a hora certa para uma tomada de decisão. Sua candidatura não depende único exclusivo de sua vontade, porque pode haver impedimentos na justiça. O empurra com a barriga de Antonio e de José, este segundo leva uma larga vantagem, isso porque anunciará aos 45 minutos do segundo tempo o seu candidato a sucessão, com direito também a indicar o candidato(a) a vice. Nesse caso, resta a Antonio decidir até setembro seu rumo político, caso insista na Frente Popular, após esse prazo, Valadares poderá dificultar suas articulações como candidato de oposição. 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Resultado de imagem para IGOR MARIANOOUTROS NOMES – Por falar em Valadares e Palmeira, a Frente Popular deveria abrir espaço para outros nomes, em se tratando da sucessão de Zé Coimbra. Não sei através de quem, mas polarizou-se a discussão em torno dos dois personagens distintos do grupo de Coimbra. O fato exclui do contexto, nomes importantes a exemplo do vereador Augusto Martins (PR), um nome a altura do processo, Raimundo do Foto (PSB), do empresário Alexandro Magno e dos vereadores Igor Mariano e Rubinho do São João, novas lideranças que surgem dentro da atual conjuntura. O debate não deve ser em torno somente de Antonio e de Sandrinho, isso porque outros nomes integram de forma bem direta o contexto. Quem plantou a ideia da disputa interna entre o velho e o novo foi infeliz ao extremo…

………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Resultado de imagem para INTERESSESHÁ INTERESSES… – A pré-candidatura da funcionária pública municipal Gal Mariano (Sem Partido) já mexe com alguns interesses… Há informações de que já existe dentro da Frente Popular pessoas da alta confiança do prefeito Zé Coimbra torcendo que Gal mantenha o nome, isso porque desfragmenta a pré-candidatura do primo Igor Mariano (PSD) que colocará o nome a disposição do povo afogadense, no processo de discussão para escolha do nome da sucessão de Coimbra. Nesse contexto, o gordo que já se mostrou bastante articulado pode no mínimo conseguir emplacar uma vice, o que desarticulará, possíveis articulações… Além de Gal, outros nomes na família Mariano postulam a vacância na Casa Legislativa, isto é, se Igor vier mesmo a compor a chapa majoritária, pois ainda existe a possibilidade deste concorrer à reeleição do legislativo. Do quadro das novas lideranças, Igor é um das mais articuladas e pode dar nó em pingo d’água em 2020. 

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Resultado de imagem para JUNIOR DE MOCINHA CARNAIBADE VOLTA AO LEGISLATIVO – O vice-prefeito de Carnaíba Júnior de Mocinha (PSB) pode voltar a disputar uma vaga na Câmara, onde foi vereador por cinco mandatos e a presidiu por dois mandatos. Júnior que é uma das grandes lideranças do município, ainda não fez qualquer anúncio sobre a decisão, mas nos bastidores os comentários são de que o socialista deve concorrer o pleito de 2020 na proporcional. Se isso de fato vier a acontecer, quais seriam, os nomes que estariam na disputa pela vice do prefeito Anchieta Patriota (PSB)? Nomes, o barbudo tem de sobra. O ex vice-prefeito Jeovani Adriano e o ex-vereador Fafinha seriam fortes candidatos. Mas já se comenta que o vereador Cícero Batista (PSB) também pleiteia a vaga de vice. O parlamentar bem que poderia ser o indicado, afinal são sete mandatos na Casa Legislativa e uma história política pautada na defesa do povo carnaibano.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

SUCESSÃO EM TABIRA – Em Tabira, a oposição deverá ter alguns nomes colocados na discussão para enfrentar o candidato da sucessão do prefeito Sebastião Dias (PTB). Se estiver mesmo sem nenhum impedimento na justiça, o ex-prefeito Dinca Brandino (MDB) deverá disputar novamente a prefeitura. O Secretário Flávio Marques é indubitavelmente o nome da predileção do poeta-prefeito. Se isso vier a acontecer, a escolha não irá agradar a alguns aliados do prefeito, isso porque outros nomes postulam a indicação. O ex-prefeito Mano estará também na discussão para indicar um nome na disputa. Pela terceira via, comenta-se o nome do Irmão Betinho, que tem sido convocado diuturnamente por uma grupo local que defende uma via independente com um nome novo. Por enquanto, Betinho analisa o quadro se descartar qualquer possibilidade de ir para o embate eleitoral.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Resultado de imagem para confrontoFALTA DE SINTONIA –  A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José do Egito mudou os rumos da política naquele município. A vitória do vereador Rogaciano Jorge (PSB) fortaleceu o prefeito Evandro Valadares (PSB) que não vem bem das pernas no que tange a administração. A oposição ao que parece deu um tiro no pé. A falta de sintonia entre os vereadores acabou dando margem a divisão já esperada para as próximas eleições. De um lado, há os adeptos do ex-prefeito Zé Marcos (PR), do outro o grupo do ex-prefeito Romério Guimarães (PT). As lideranças não estão se entendendo, isso porque as duas correntes defendem candidatos a prefeitura para 2020. O petista Romério Guimarães postula o cargo, assim como aliados de Zé Marcos defendem o seu retorno a política municipal na condição de candidato a prefeito. Nesse quiproquó oposicionista, Evandro respira aliviado para um novo pleito, dessa vez com menos risco de ser suplantado nas urnas…

…………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Resultado de imagem para wal araujo betania peWAL OU EDUARDO? – Em Betânia, o ex-prefeito Wal Araújo trabalha o nome para a disputa eleitoral em 2020. Ainda pela oposição ventila os nomes de Eduardo Melo (PSB) e Rogério Nogueira (PR). Em 2016, o médico Eduardo Melo (PSB) disputou a prefeitura contra Mário Flor (PTB), mas não conseguiu se eleger. Depois de 24 anos no poder, Wal Araújo acabou não obtendo êxito na eleição do sucessor da ex-prefeita Eugênia Araújo. Há quem diga que um dos erros do médico Eduardo Melo foi evitar a propagação do apoio de Wal a sua candidatura. Se dizendo candidato independente, Eduardo acabou perdendo a adesão de alguns correligionários do ex-prefeito. Agora com as pré-candidaturas postas, Wal e Eduardo hão de se entender, ou sentirão novamente o desprazer do insucesso nas urnas em 2020. Apesar do desgaste, Mário continua forte para a reeleição.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Resultado de imagem para camaleãoCAMALEÃO  – Em Serra Talhada o cenário político é igual a camaleão, se renova a cada dia… O prefeito Luciano Duque (PT) nutre total predileção ao nome da Secretária de Saúde, Márcia Conrado (PT) para a sua sucessão. O sentimento está as claras, tanto que o vice-prefeito Márcio Oliveira (PSD) chutou o pau da barraca, anunciando a retirada do seu nome do processo de discussão. A ele (Márcio) resta a tentativa da continuidade no cargo, ou seja, ser o candidato a vice novamente, ou caso contrário voltar a disputar uma vaga na Câmara Municipal. O feito diverge da forma como Duque chegou a prefeitura em 2012, quando à época era vice do ex-prefeito Carlos Evandro que lutou contra tudo e todos, encabeçando seu nome na chapa majoritária. Já a oposição, também trabalha num embaraço tremendo, deixando de lado o jovem Victor Oliveira em detrimento dos caprichos de Sebastião Oliveira (PR). Ora, Victor concorreu a prefeitura em 2016, obtendo 43.37%, ou seja, 19.091 votos. Apesar de o nome está massificado, Victor é dado como carta fora do baralho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669