Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para alessandro palmeira vice-prefeito afogadosCOIMBROU… – O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira Alessandro Palmeira (REDE) pode não está reproduzindo a mesma voz do seu líder político, o prefeito Zé Coimbra (PSB), mas o discurso é basicamente o mesmo. Palmeira até está impostando, a ‘deferença’ está na imitação, pois sua voz é mais fina que a do Chefe. Liso igual muçum, a eficácia nas palavras não tem deixado brechas para pegá-lo. Quando se fala em sucessão, repete o que Coimbra dixe várias vezes. No que tange a administração, vixi, aí é que entra os dizeres de Coimbra e quando vai dar uma tacadinha, usa o discurso de paz e amor. O psicólogo tanto estudou o comportamento de Zé que até o incorporou na sua vida cotidiana, como aqueles pastores de igreja que passam a falar como o líder principal, registre-se Edir Macedo e Valdomiro Santiago. Palmeira já fala a língua do mestre, pode espiar, ou mió escutar. Pra quem nunca havia participado ativamente da política partidária na condição de candidato proporcional ou majoritário, a indicação na composição da chapa da reeleição de Coimbra o transformou num baita aluno, capaz de captar inté os gestos ventríloquos do chefe… 

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Imagem relacionadaINDIGNOU – As declarações de Sandrinho Palmeira na Rádio Pajeú, no Debate das Dez, deixou alguns membros da chamada Frente Popular insatisfeitos. O vice-prefeito enalteceu (elogiou) as figuras do petista Emídio Vasconcelos, ainda do suplente de vereador Mário Martins e de  Fernando Moraes. A indignação se deu por conta de o trio de três ter feito num período bem recente, uma oposição ferrenha da molesta a Frente Popular, principalmente a gestão do prefeito Zé Coimbra (PSB), hoje,  intocável por Emídio que declarou respeito a sua questão de saúde. Enquanto acalenta recé-aliados (ex-opositores), Palmeira desagrada antigos militantes, foi o que disse um dos insatisfeitos…

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Resultado de imagem para interrogaçãoCOMO FICA??? – Por falar nisso, como fica a situação política no município, se essas três figuras já não fazem mais oposição à administração do prefeito Zé Coimbra? De sobra, apenas o PRP de Itamar França, cuja comissão provisória deverá migrar para o NOVO, sigla já trabalhada no município. O vereador José Edson Ferreira (PTB) também se diz oposição, mas vem fazendo um mandato tranquilo, sem alarde e nem combativo. Com isso, a Frente Popular respira aliviada para um novo embate, depois de trinta anos a frente do município. Esse ciclo bem que deveria ter sido encerrado, não fosse à inércia de algumas lideranças políticas frouxas que só sabem vivem debaixo das benesses do poder…

………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Imagem relacionadaENFRAQUECIDA – A falta de empolgação do médico Jailson Paixão (Sem Partido) e a sua desistência em relação a uma eventual disputa pela prefeitura de Quixaba deixou a oposição enfraquecida e sem nomes para as eleições de 2020. Jailson disputou a prefeitura pelo PSB do governador Paulo Câmara, mas não teve nenhuma prioridade em relação ao adversário, que ao contrário do médico, teve através do antecessor à época (Zé Pretinho), algumas condições para alavancar ainda mais sua candidatura. Além de recursos para a conclusão da pavimentação da rodovia que liga o município a Lagoa de Cruz, outros aportes foram feitos na gestão Zé Pretinho (PR), neutralizando a candidatura posta pelo próprio PSB. Para muitos, O PSB deveria ter dado mais atenção a candidatura de Jailson.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Resultado de imagem para gleybson martins vereador carnaíbaDIFÍCIL TAREFA – Em Carnaíba na terra da música, como já disse, a oposição terá o trabalho da Câmara Municipal como base para apresentar um novo projeto político para o município. O vereador Gleybson Martins (PDT) comandará os trabalhos da Casa Legislativa e como um dos postulantes na disputa pela prefeitura terá uma difícil tarefa pela frente: a de manter todo o grupo unido para 2020. Se a oposição sonha atrair aliados do prefeito Anchieta Patriota (PSB), o mesmo acontece com o grupo situacionista que dispõe de condições a oferecer. Se a oposição tem peças bem articuladas, a situação nem se fala. Nesse xadrez político se sobressairá quem tiver estratégia. Na conjuntura atual, a oposição leva desvantagem, mas como a política é dinâmica, tudo pode acontecer.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Imagem relacionadaCENÁRIO INDEFINIDO – Em Ingazeira, o cenário no momento é indefinido em sua totalidade… No campo das oposições, o jornalista Mário Viana Filho (PTB) declarou que só irá para uma nova disputa com condições reais de vencer o pleito. O petebista já não se coloca mais com tanto ímpeto, como em outros momentos. No grupo de situação a incógnita é em relação prestação de contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito Luciano Torres (PSB) julgadas irregulares pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O TCE emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara na rejeição das contas de Luciano. Se a Câmara seguir o parecer… bom para o prefeito Lino Olegário (PSB) que irá para a reeleição, caso contrário, Torres pode voltar a disputar a prefeitura!

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Resultado de imagem para dessoles zeinhaCAMPOS INVERSOS – Em Iguaraci já há quem defenda uma composição Dessóles/Francisco de Sales. As duas lideranças que vinham afastadas politicamente reataram os laços e podem compor a chapa majoritária da oposição em 2020. Nas festividades de janeiro, membros da oposição prestigiaram o evento, todos na companhia do ex-prefeito Francisco Dessóles (PTB), principal liderança do grupo. Dessóles ainda não se declarou pré-candidato, mas a tendência é haver a revanche contra o atual prefeito Zeinha Torres (PSB). Nessa nova disputa os campos serão inversos: Zeinha disputa agora a reeleição, enquanto Dessóles concorre o pleito na condição de candidato da oposição. Que coisa hem!

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

INTERIORANDO… – O Psol de Serra Talhada  e o PSl promoveram no último sábado (26) na Capital do Xaxado. dois eventos políticos importantes. Ambos debateram o resgate da discussão política de forma interiorizada. O 3º Encontro do Núcleo PSOL Interior aconteceu na sede da FETAPE e contou com a participação do PSOL Serra Talhada, PSOL Ouricuri, PSOL São José do Egito, PSOL Sertânia , PSOL Palmeirina, PSOL Carpina, Grupo Cultural Poesis – Alto José do Pinho, Coletivo Biocultural. Já o Congresso do Partido Social Liberal ocorreu no auditório do Hotel São Cristóvão. Tema: “Muda Sertão, muda de verdade”.

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *