Blog do Itamar

Bactérias podem estar ligadas à depressão, diz estudo

O intestino é considerado nosso segundo cérebro. Por esta razão, cientistas resolveram olhar mais de perto como o equilíbrio da microbiota intestinal afeta a saúde mental e concluíram, em um novo estudo, que as bactérias presentes no intestino podem afetar o equilíbrio mental e, sobretudo, as chances de depressão.

Uma equipe de pesquisadores belgas analisou amostras de fezes de mais de mil voluntários e descobriu que duas famílias de bactérias eram sistematicamente menores em pessoas depressivas, incluindo naquelas estavam recebendo tratamento.

Adicionalmente, um outro estudo que incidiu sob uma população de controle de mil holandeses validou essas conclusões, que estabelecem uma relação causal estatística entre o número de certas bactérias e o nível de bem-estar e saúde mental, explica o artigo publicado na revista científica Nature Microbiology.