Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para jose patriota afogadosSUBESTIMANDO – A hegemonia almejada pelo prefeito Luciano Duque (PT) para fazer seu sucessor(a) na prefeitura de Serra Talhada passa por um conturbado processo político em que, ele próprio, parece alimentar os problemas dentro do próprio grupo. Duque insiste em indicar a Secretária de Saúde Márcia Conrado como candidata a sua sucessão, quando tem lideranças importantes no grupo, como é o caso do vice-prefeito Márcio Oliveira, Dr. Nena, Faeca e até Carlos Evandro. Duque tem algo em comum com o prefeito de Afogados da Ingazeira Zé Coimbra (PSB), que não abre mão da sua predileção, mesmo diante de um possível racha político. Coimbra tem dado pouca importância a lideranças políticas importantes como é o caso do ex-prefeito Antonio Valaladares, de quem recebeu o bastão e o do vereador Augusto Martins. Há de se lembrar ainda, a vereadora do Recife Aline Mariano (PP) que se quer foi procurada para discutir o processo. Embriagado pelo poder e pelo excesso de confiança, Coimbra tem subestimado políticos, que caminham ao seu lado, na sua trajetória política…

……………………………………………………………

Resultado de imagem para viceVICE – Por falar nisso, como anda as articulações para a vice do candidato da Frente Popular em Afogados?  No momento, para a vice de Sandrinho, ventila-se os nomes do empresário Alexandre Brito (PSB), do vereador e presidente da Câmara Igor Mariano (PSD), Raimundo Lima (PSB), Edgar Santos (REDE), Rubinho do São João (Patriota) e Lúcia Gomes (PSB), Secretária do prefeito Zé Coimbra (PSB). Já para vice do ex-prefeito Antonio Valadares (PSDB) se comenta os nomes do vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PTB), Augusto Martins (PR), o médico Júnior Moura, ou mesmo o pai, ex-deputado e ex-prefeito de Tabira, Edson Moura. Júnior não anda satisfeito com a política, mas com jeitinho, quem sabe a fera mude de ideia…

…………………………………………………….

Resultado de imagem para jailson paixão medico quixabaNOUTRO PROJETO – Ao invés de política, o médico Jailson Paixão preferiu trilhar pelo caminho do empreendedorismo. Na cidade de Quixaba, onde disputou a prefeitura em 2016, instalou uma farmácia e em breve estará abrindo um consultório para atender algumas especialidades. Jailson já anunciou que não abandonará a política, mas descarta qualquer possibilidade de concorrer à prefeitura, nas eleições do próximo ano. Mesmo se dizendo fora da disputa, Jailson é o nome de maior expressão no grupo de oposição.

…………………………………………………

MULHERES NA VICE – Apenas uma mulher estará no processo de discussão para compor a chapa da sucessão do prefeito de Afogados da Ingazeira, Zé Coimbra (PSB). Apesar de ser composta de bons quadros, a chamada Frente Popular apresenta no momento somente o nome de Lúcia Gomes, que atua como secretária direta do prefeito. As demais não ousaram colocar o nome a disposição no processo de escolha. Joana Darc, Zulene Alves e Ana Maria que tiveram passagem pelo legislativo bem que poderiam se manifestar…

…………………………………………………..

MULHERES NA CÂMARA – Já para a disputa do legislativo novos nomes aparecem, como é o caso da professora Suely, Joana Darc, Lena Braz, Gilza Silva, Maria José, Fátima Guerra, Auxiliadora ACS, Tina da Ponte, Mércia Enfermeira, Núbia do Laura Ramos, Káia Galvão, Santa da Saúde, dentre outras.Na verdade, a participação das mulheres na política tem deixado a desejar, prova disso é que na atual legislatura, nenhuma mulher tem assento na Casa de Leis. Nesse contexto, Afogados perde para as demais cidades da região.

………………………………………………………..

DESBANCARAM – Nas Câmaras do Pajeú as mulheres mostraram força e representatividade nas eleições de  2016. Em Serra Talhada, Alice Conrado do Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi a candidata majoritária superando no número de votos, vereadores antigos de mandatos. No mesmo ano, em Itapetim a enfermeira Jordânia Siqueira (PSB) foi a vereadora eleita com o maior percentual de votos, desbancando políticos experientes de mandatos. Em Solidão a professora Edleuza Godê (PSD) também foi eleita com a maior votação na capa proporcional. Em Tabira, a dentista Nelly Sampaio (PSC) foi majoritária nas urnas. Vale informar que no Pajeú, das 17 cidades, apenas Afogados e Belmonte não elegeram mulheres.

……………………………………………………………….

NEGOU – Em Arcoverde, a bancada governista na Câmara derrubou a solicitação de um requerimento apresentado pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB), que pedia a informação sobre a relação dos carros locados pela prefeitura (agregados), seus proprietários e motoristas. Somente os três vereadores da oposição foram favoráveis: Zirleide, o vereador Heriberto e a vereadora Cybele Roa. A recusa deixa a população sem conhecer quem são os donos dos veículos e a situação empregatícia de cada um deles. Que falta de transparência Madalena?

…………………………………………………………

Resultado de imagem para prainha são jose do egitoPAINHA OU ZÉ MARCOS? O ex-prefeito e ex-deputado estadual José Marcos de Lima (PR) ainda mantém a ideia de disputar a prefeitura de São José do Egito. Em conversa com o Repórter do Pajeú Itamar França, o republicano declarou que as pesquisas irão definir o candidato da oposição na terra dos poetas. No páreo e pela oposição estão Zé Marcos, o ex-prefeito Romério Gimarães (PT) e o advogado Cleonildo Lopes, Painha (DEM) que no momento tem dado prioridade a seus projetos pessoais, pois vem tocando a administração da Faculdade Vale do Pajeú – FVP. Painha se disse eleitor fiel de José Marcos de Lima, apesar de o ex-gordo alimentar a esperança de o colocar como candidato no próximo pleito.

…………………………………………………………….

POSTURA – No PL (antigo PR), o único voto contra a reforma da Previdência, em primeiro turno, no plenário da Câmara foi o do deputado Tiririca, de São Paulo (SP).

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *