Blog do Itamar

Sem imposto, sindicatos estão em queda livre

Resultado de imagem para Sem imposto, sindicatos estão em queda livreCom o fim do imposto sindical obrigatório após a reforma trabalhista, estão despencando os pedidos de abertura de novas entidades. De acordo com Ministério do Trabalho, foram apenas 92 cartas emitidas em 2018, o que representa queda de 72,6% em relação aos criados em 2016, antes da reforma sepultar a fonte de grana fácil.

Não foi apenas a proliferação de sindicatos de trabalhadores que caiu. A criação das entidades patronais despencou ainda mais: 78,6%. Até meio de setembro, o Ministério do Trabalho emitiu 70 autorizações de criação de sindicatos laborais e 11 patronais. Na média pós-reforma.

Só em 2006, o governo Lula autorizou a criação de 9.382 sindicatos. Mais de 25 novos sindicatos por dia, incluindo sábado e domingo. O Brasil tem o recorde mundial de sindicatos. Atualmente, são 16.889, além de 603 federações, 50 confederações e 14 centrais sindicais.

Um comentário sobre “Sem imposto, sindicatos estão em queda livre

  1. Alberto Góes

    Pior para os trabalhadores! Só os Sindicatos podem representar passiva ou ativamente, judicial ou extrajudicialmente as categorias de trabalhadores as quais representa.
    Essa politicagem barata de satanizar as entidades representativas de classes é por demais danosa para os seus filiados e, num contexto maior, para a própria sociedade.
    Fizeram uma Reforma Trabalhista em 2016 para abrir mais vagas de trabalho, só que resultou em prejuízo para os trabalhadores sindicalizados ou não, danos irreparáveis para a Justiça do Trabalho e o pior, houve aumento no desemprego.
    Esses (des)governos que pensam que o mercado, esse monstro que engole tudo que gravita no seu entorno, resolve tudo estão redondamente enganados, pois só pensam em lucro desmedido, vantagens, benesses, danos ambientais e o interesse social fica em último lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669