Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para BASTIDORES POLITICA

SE DESENHANDO

Ainda em meio às dúvidas, o cenário político em Afogados da Ingazeira começa a se desenhar com vistas as eleições municipais do ano que vem. Nos bastidores o ex-prefeito Totonho  Valadares (MDB) vem se articulando, da mesma forma que o prefeito Zé Coimbra (PSB) vem fazendo de forma mais discreta. Nos últimos dias, após identificar alguns pontos importantes em estudo realizado, Coimbra tem levado Palmeira aos mais longínquos grotões…  A ideia ao que parece é lhe dar mais visibilidade e melhorar o grau de conhecimento, isso porque no que se refere ao seu desempenho como vice-prefeito, os resultados têm sido satisfatórios, segundo dados levantados pelo socialista. Com autonomia de sobra na gestão atual, o jovem que tem história semelhante à de Coimbra, filho único, de família humilde, terá um grande desafio: enfrentar um ex-prefeito maturo, experiente, determinado e que saiu bem avaliado pela população afogadense nas suas administrações. Na verdade, a disputa será mesmo entre Coimbra X Valadares, isso porque, Palmeira é um mero estreante na política…

………………………………..

INDIVIDUAL

Se houver de fato o tão esperado racha político na chamada Frente Popular de Afogados e o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) for mesmo para a disputa contra o candidato do prefeito Zé Coimbra (PSB), teremos uma eleição atípica. As duas lideranças sempre estiveram no mesmo palanque. Antonio foi eleito prefeito com a ajuda de Zé em 2004 e 2008. Zé foi eleito prefeito com a ajuda de Antonio em 2012 e 2016. Em palanques diferentes, ambos mostrarão nas urnas, as suas forças individuais. Coimbra teria a vantagem da máquina administrativa. Já Antonio, utilizaria a sua história política, recheada de grandes feitos no município quando gestor.

…………………………………….

COMEÇOU!

Por falar em posição, já teve totonhista recebendo o aviso de exoneração. Pelo menos, foi o que chegou a nossa redação, que o fato teria acontecido com um dos integrantes da Guarda Municipal. Não se sabe se o GM é contratado um prestador de serviço. A certeza é que o guarda ingressou no serviço na primeira gestão de Valadares e o defende abertamente. O acocho tá só começando. A partir de dezembro um magote de prestador de serviço e contratado poderá não mais retornar a exercer a função, tudo vai depender da velha e conhecida tomada de decisão…

…………………………………………..

MOURA 

Distante de qualquer participação na política partidária desde 2016, a família Moura ao que parece deverá ficar de fora do processo eleitoral nas eleições de 2020. Em 2008, o médico Júnior Moura disputou a prefeitura pelo PL, à época na terceira via, numa eleição que se polarizou em torno da ex-prefeita Giza Simões (In Memoriam) e do ex-prefeito Totonho Valadares. Insatisfeito com os resultados, Júnior perdeu o encanto pela politica. Apesar de ter sido incentivado por muitos para continuar na luta, acabou deixando de lado. Nas eleições de 2012, sua esposa época, a médica Lúcia Moura (PTC) compôs chapa com Zé Coimbra (PSB). Agora em 2020, um dos nomes da família até que poderia colaborar com a chapa de Valadares, numa composição Totonho/Júnior ou mesmo Totonho/Edson Moura, mas fora de cogitação.

…………………………………………

OUTRO NOME…

Em Tavares, o empresário Coco de Odálio está convicto de que será o candidato da sucessão do prefeito Ailton Suassuna (MDB), de quem perdeu nas eleições de 2016. Coco aderiu ao grupo situacionista, deixando o grupo de oposição desfragmentado. Nesse contexto, a vereadora Socorrinha (MDB) que foi majoritária em 2016, pode assumir o vácuo dexado por Odálio e encabeçar a chapa oposicionista. Há quem diga que a indicação de Coco para a sucessão de Ailton não seja tão segura, pois, existe a possibilidade de o atual Chefe do Executivo colocar em discussão um outro nome no decorrer do processo. Quem será?

…………………………………………..

VICE DE SÁVIO

Em Tuparetama a chapa governista poderá não ser repetir em 2020. É que o vereador Diógenes Patriota (PSB) é um dos postulantes ao cargo e já colocou o nome na discussão do grupo. Se for formada a chapa Sávio Torres (PTB)/Diógenes Patriota (PSB), prefeito e vice respectivamente, Tanta voltaria a disputar o legislativo. Diógenes é atualmente o parlamentar mais bem avaliado pela população de Tuparetama, o que somaria bastante na composição.

……………………………………………….

ENCONTRO ESTADUAL

O partido Republicanos, antigo PRB realiza sexta-feira (29), às 14h no Recife Palace Hotel, Avenida Boa Viagem, Pina, Recife, o Encontro Estadual, que contará com a presença do presidente da Executiva Nacional, Marcos Pereira e da Executiva Estadual, Sílvio Costa Filho.

…………………………………………………

PLENÁRIA DO PV

O Partido Verde (PV) de Pernambuco promove sexta-feira (29), às 19h, na Câmara Municipal de Bonito, localizada na Rua Cônego Cavalcante, mais uma plenária. O evento contará com a presença do presidente estadual da legenda Jorge Carreiro, do secretário geral da legenda, Luena e ainda membros do diretório. Haverá apresentações culturais, exposições e palestras.

…………………………………………………..

QUESTIONOU

O médico e pré-candidato a prefeito de Araripina, Aluízio Coelho (PSC) questionou o resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, contratada pelo blog do Magno, na qual pontua com pífios 13,8%. Em conversa com o Repórter do Pajeú, Itamar França, Aluízio disse que os números não condizem com a realidade. Aluízio disputou a prefeitura em 2016 e ficou na segunda posição, perdendo a eleição para o atual prefeito Raimundo Pimentel (PSL).

……………………………………………….

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *