Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para totonho e jose patriota afogados ingazeiraSEMELHANTE – A relação entre o prefeito de Afogados da Ingazeira Zé Coimbra (PSB) e o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) exposta desde que o Cabeça Branca decidiu deixar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ingressar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lembra a dupla Luciano Bonfim Avante) e Dr. Maninho (PSD), ambos entraram em crise, logo após a passagem do comando da prefeitura de Triunfo. Luciano prefeito à época em 2004 indicou Maninho para a sua sucessão e em menos de seis meses já estava de relações estremecidas, vindo posteriormente a romper politicamente. Os dois disputaram as eleições em 2008, tendo Bonfim vencido o pleito com 6.391 votos, contra 1.684 de Maninho. Em Afogados da Ingazeira, o fato será semelhante porque a disputa será Totonho contra Patriota que indicará seu vice Alessandro Palmeira para a sua sucessão. Vencerá o pleito quem empolgar mais o eleitorado afogadense e quem atrair para si o maior número de lideranças políticas, principalmente os de mandato (vereadores). Nesse contexto, o jogo começou. Vamos ver quem terá mais habilidade na formação do grupo.

………………………………………..

PULITICARAM… – Não ficou de lado, os elogios à administração e a figura do prefeito Zé Coimbra, na sessão solene DE entrega de honrarias, realizada na noite desta sexta-feira (13) na Câmara de Afogados da Ingazeira. Mesmo ausente, devido a compromissos assumidos de agenda fora do município, Coimbra foi lembrado em quase todas as falas. Teve totonhistas gesticulando com a cabeça de forma negativa durante o uso das falas. Outros, como ventrículos, ventricularam pela beira dos beiços, insatisfeitos com o teor dos discursos … Não faltou quem o colocasse nas nuvens. Coimbra foi representado pelo vice-prefeito Sandrinho Palmeira.

………………………………………….

CHOROU E o Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim não sem conteve da emoção de receber o título de Cidadão Afogadense e foi as lágrimas durante o uso da fala, na sessão solene desta sexta-feira (13). Até o médico, Dr. Pedro Alves tirou uma casquinha quando foi fazer seu discurso de agradecimento pela merecida homenagem.  Artur que vem muito bem avaliado na pasta da saúde, agradeceu muito mais o título de cidadão ao prefeito Zé Coimbra, do que mesmo ao vereador propositor do reconhecimento. Chamou a atenção, o gesto de Artur ao reconhecer em público, a oportunidade que foi lhe foi dada pelo ex-secretário municipal de saúde, Gildázio Moura, que assistia a solenidade junto com a esposa e familiares. Louvável a atitude do Artur, porque a tal da gratidão é bicha difícil de se encontrar no ser humano!

………………………………………..

INGRATIDÃO – Por falar em gratidão, indagaram o blogueiro que tecla essas mal tecladas silabas, por que este havia reduzido as críticas a gestão do prefeito de Afogados da Ingazeira, Zé Coimbra. Interessante é que a pessoa faz parte do governo e não é do quadro efetivo. Na verdade, se fosse outros gestores, essas pessoas já estariam exoneradas a muito tempo. É inevitável o chamado voto melancia, verde por fora e vermelho por dentro. Há informações de que quatro guardas municipais que declinavam apoio a Valadares já receberam aviso prévio. Se for por esse  campo, Coimbra vai ter que mexer num magote de gente. Ainda assim, vai ter quem se declare a Palmeira, mas na urna vote em Totonho, caso este seja mesmo candidato.

………………………………………….

SE DESTACANDO – O vereador e presidente da Câmara, Igor Mariano (PSD) vem se destacado pela forma como vem conduzindo o seu mandato na Câmara de Afogados da Ingazeira. A atuação do parlamentar tem chamado à atenção, não só da população de Afogados da Ingazeira, mas também, de toda a região. O parlamentar está no seu 2º mandato consecutivo e atualmente é o Presidente da Câmara de Vereadores. Nos últimos meses, a Casa Legislativa realizou ações importantes no município. Nada amais justo que essa lembrativa!

……………………………………………..

ENDIVIDADOS – Em Pernambuco vários municípios terminam 2019 com dívidas. O Conselho Nacional dos Municípios (CNM) fez um levantamento, chegando a conclusão de que muitos deles dependem de receitas extras para pagar débitos e também podem terminar o ano endividados. A dívida de maior parte dos municípios é com fornecedores. Uma parcela dos municípios que responderam o questionário da CNM declararam que estão com atraso com fornecedores. Já o funcionalismo público está sem atrasos por maior parte das prefeituras. Vale lembrar que a nível nacional, os resultados são semelhantes: metade das cidades estão com dívidas com fornecedores, mas 94,8% vai pagar o funcionalismo em dia. Complicado viu!

………………………………………..

PRECATÓRIOS – Desgastado politicamente, o prefeito de Belém do São Francisco, Licínio Lustosa, enviou e a Câmara de Vereadores a Lei dos Precatórios do Fundef que foi aprovada e determina que 60% dos precatórios do governo federal no Fundef sejam divididos com os professores do município. Licínio já anunciou que em 2020 tentará a recondução do cargo.

……………………………………………

FISCALIZAÇÃO – O TSE aprovou resoluções com regras para as eleições municipais que amplia o rol de entidades que podem fiscalizar a votação, incluindo as Forças Armadas, o Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Contas da União e entidades privadas, sem fins lucrativos, que possuam a notória atuação em fiscalização e transparência em gestão pública.

……………………………………………..

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *