Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para ELEIÇÕES 2020

ALFINETADAS

Em clima de disputa, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (MDB) e o vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE) vêm trocando ALFINETADAS. Valadares chegou a mencionar a palavra ‘poste’ ao ser referir ao apoio do prefeito Zé Coimbra (PSB) ao vice-prefeito Alessandro Palmeira, lembrando situações em que outras lideranças recorreram a esse expediente, chegando a citar o  petista e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Já o vice-prefeito Alessando Palmeira também de forma indireta declarou que “a cidade de Afogados da Ingazeira não pode ser governada por alguém que votou no presidente da República, Jair Bolsonaro”.  Pode não ser o prenúncio de uma guerra ideológica, mas se houver um racha político entre Totonho e Coimbra, será muito explorado o ‘poste’ e o eleitor de Bolsonaro…

***********************

O POSTE E O VOTO EM BOLSONARO…

Por falar nisso, o fato de o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) ter votado em Bolsonaro irá influenciar no voto do eleitor afogadense? Para muitos, o debate é municipal e nada influenciará na decisão do povo, afinal o brasileiro não vota em partido, mas na figura de quem o representa como candidato. Em suma, Valadares pouco está se lixando quanto ao voto depositado no atual presidente. Não há dúvida de que isso será explorado ao extremo durante a campanha eleitoral.

***********************

FARPAS

Em Serra Talhada, o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB) e o empresário Victor Oliveira (Avante) continua trocando farpas. Na disputa pela indicação da cabeça de chapa, o clima de guerra vem gerando certo desconforto para o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), principal liderança da oposição e condutor do processo de escolha na composição da chapa. Victor que concorreu o pleito em 2016, não admite que Carlos Evandro seja o candidato do grupo, quando ele (Victor) encarou o desafio enfrentando o prefeito Luciano Duque (PT) na reeleição, com a máquina na mão e uma gestão bem avaliada pela população. Evandro rebate Victor com o argumento de que as pesquisas de intenção de voto é que devem nortear a definição de qualquer candidatura. Sebá terá que ter muita habilidade para não haver uma ruptura no grupo.

***********************

ATAQUES

Em Iguaraci, a coisa é bem semelhante a Serra Talhada e Afogados. É que o comerciante Bibi Alves (Avante) pré-candidato a prefeito no bloco de oposição, vem fazendo críticas constantes ao ex-prefeito Dessóles Monteiro (PTB). Apesar de ambos militarem no campos oposicionista, as coisas não andam bem por lá. Pelo menos até o momento não se tem conhecimento de qualquer reação por parte do ex-prefeito. Pelo andar da carruagem, muito dificilmente Bibi Alves e Dessóles  Monteiro estejam no mesmo palanque, a menos que o clima fique mais ameno…

***********************

NÃO SERÁ ZÉ MARCOS…

A adesão do vereador Tadeu do Hospital (PTB) ao prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB) deixa claro quer o ex-prefeito José Marcos de Lima (Avante) não disputará a prefeitura. Tadeu é um dos vereadores oposicionistas que declinaram apoio a uma eventual candidatura do ex-gordo. Já se porventura o candidato fosse Romério Guimarães (PT), haveria verta restrição. Na verdade existe uma certa divisão no grupo de oposição de São José do Egito. Lideranças ligadas a Zé Marcos não nutrem muita aceitação ao nome de Romério e vice-versa…

***********************

PP OU PTC

Por falar nisso, o ex-prefeito Romério Guimarães está com um dos pés fora do Partido dos Trabalhares (PT) de São José do Egito. A pré-candidatura do vereador Rona Leite a prefeitura deixou o ex-prefeito Romério à deriva, isso porque perdeu o controle da legenda. Flertado pelo deputado estadual e presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), Romério pode ingressar no Progressita ou mesmo no PTC, ambas estão sob o controle de Eriberto no estado. A Romério cabe decidir o seu rumo partidário. A Rona Leite, uma definição clara do que verdadeiramente quer, porque a saída de Romério enfraquecerá bastante o PT na terra dos poetas.

***********************

NÃO SE REUNIU

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira durante o ano de 2019 não se reuniu para tratar do pleito municipal de 2020. Com o fim do Conselho Político, os partidos e as lideranças políticas ficaram a mercê do tempo para as suas tomadas de decisões. O partido Patriota inflou de pré-candidatos, depois desnutriu e a gora o grupo pode migrar para outra sigla partidária. O suplente de vereador Mário Martins criou um grupo de pré-candidatos ao legislativo de forma independente e o advogado Steno Ferraz montou um grupo paralelo com pré-candidatos ligados a Frente Popular. Coimbra começa a se preocupar porque se não houver organização e estratégia a proporcional pode perder muitos votos com essa divisão. Acredita-se que o socialista tentará convencer os líderes das legendas a se organizarem, evitando tal divisão. Na proporcional apenas dois partidos. Sendo assim, sobrarão PSB, PP ou Patriota…

***********************

GLEYBSON MARTINS

Em Carnaíba a desistência de Alessandro Avistão de disputar a prefeitura pela oposição deixou alguns entusiastas do projeto desanimados. Com isso, o vereador Gleybson Martins (PDT) ganhou força para encabeçar a chapa majoritária na terra do Dantas. O pedetista terá pela frente uma eleição difícil, pois enfrentará um candidato com uma gestão bem avaliada, que é o prefeito Anchieta Patriota (PSB). Gleybson conta atualmente com o apoio de cinco vereadores. Ainda assim, o barbudo tem larga vantagem pelo poder da máquina administrativa e pela credibilidade política que goza dentro do município. Há uma tendência de crescimento do pedetista durante o processo eleitoral, quando forem definidas as candidaturas, mas Anchieta continuará sendo o grande favorito, a menos que fatos novos mudem a conjuntura política local.

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Um comentário sobre “COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

  1. Paulo Vinício Duarte

    A prova do total desespero e despreparo de um candidado vem á tona quando ele usa o voto presidencial para tentar manchar a imagem do outro. Todos sabem que Totonho foi o maior prefeito que esta cidade já teve e que será novamente eleito. Usar o argumento que ele não pode ganhar a eleição porque votou no bolsonaro mostra o medo que eles têm do pleito e que vão tentar levar isso pro lado ideológico. Sabem que o nordeste é reduto Lulista e vão tentar explorar ao máximo. 2020 será um ano engraçado no nosso município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 3818

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 3818