Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para TOTONHO VALADARESCADÊ??? – A reunião tão esperada para domingo (09) com o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) e seu grupo não aconteceu. Quem estava na esperança de ouvir o Cabeça Branca anunciar a ruptura política com o prefeito José Patriota se enganou redondamente. Na verdade, disputa interna entre Totonho e Alessandro Palmeira não existe. O que de fato ocorre na opinião de muitos é uma tentativa de Valadares sair como vítima do processo, responsabilizando o prefeito como traidor. Se colar, Valadares pode até ganhar dividendos, mas se as bases forem minadas, enquanto aguarda mexer na peça do tabuleiro? Nesse chove não molha, há de se chegar o momento em que Coimbra jogará o jogo de Valadares, colocando a pesquisa de intenção de voto, como principal critério para a escolha do seu candidato a sucessão. E se isso vier a acontecer, tenha certeza que não será à toa…

***************************

BLOCO DO PALMEIRA – Fato novo na política afogadense, o “Bora pra Frente”, formado por integrantes da chamada Frente Popular que defendem a pré-candidatura do vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE) ganhou repercussão nas redes sociais. A ideia de colocar o bloco na avenida é uma faca de dois gumes, isso porque poderá soar como uma espécie de disputa ou rivalidade entre Valadares X Palmeira. O Cabeça Branca tem a tradição do bloco puxado já  a alguns anos na avenida. Embora os defensores de Palmeira tenha a favor uma melhor data (terça-feira) com o fechamento do carnaval, corre o risco de botar menos folião na avenida que o Tô na Folia. Para muitos, a descida dos blocos será um termômetro do que pode ser numa eventual disputa entre Palmeira e Valadares.

***************************

Resultado de imagem para espionandoNA BITUCA – Por falar nisso, pode haver uma evasiva de ambos os lados. Vai ter gente a berça, na bituca, curiando quem é quem e enviando fotos ou vídeos para os interessados…. E com quem descerá a avenida o prefeito José Patriota? Uns apostam que pode descer nos dois blocos, outros acreditam que Coimbra ficará neutro e apresentará um argumento para se eximir da responsabilidade de colocar a cara. Matreiro como o é, Coimbra que é estrategista virado na molesta, pode dá um olé em todo mundo, não se surpreendam. Apesar da predileção exposta aos olhos da cara, ele prefere dar linha a pipa, cozinhando o galo para a tacada final.

***************************

REPERCUTIU –  Ganhou repercussão os comentários de que o vereador Daniel Valadares (MDB) não foi convidado para subir ao palco no baile municipal, realizado no sábado (08) no Hotel Brotas, em Afogados da Ingazeira. Animado pela Orquestra Show de Frevo, Araketu e Patusco, o baile deu o que falar. Além de não ter havido a denominação do nome do vereador Daniel Valadares, o qual faz parte da base governista, houve ainda quem criticasse o fato de a programação do Carnaval 2020 ter sido divulgada, sendo ocultado o nome do Bloco “Tô na Folia”, que é organizado pelo ex-prefeito Totonho Valadares. Se aconteceu ou não, os boatos ganharam as rodas de conversa e a insatisfação de totonhistas!

***************************

COM MÁRIO – Os médicos Eduardo Melo e Antonio Melo (pai e filho) atuarão na saúde do município de Betânia. A formalização deixa claro que ambos caminharão juntos com o prefeito Mário Flor (PTB) que tentará a recondução do cargo. Em 2016, Eduardo disputou a prefeitura de Betânia pelo PSB, sendo suplantado nas urnas pelo petebista. À época, ele evitou a participação do ex-prefeito Wal Araújo (MDB) em seu palanque alegando se tratar de uma candidatura livre e independente. Mário ganha um grande aliado. Além de um excelente profissional, um cidadão digno, honesto e de muitas qualidades. Eduardo já é um velho conhecido da população por atuar na saúde Betânia já a alguns anos.

***************************

ROTA DO TURISMO – Pré-candidato a prefeito pela terceira via em Ingazeira, o professor Orisvaldo Ferreira já apresentou um projeto para o município denominado “REFLORESTAMENTO NA ROTA DO TURISMO”. Segundo Orisvaldo, o projeto colocado em prática vai deixar a cidade bonita, gerar renda, atrair turismo e aquecera economia, trazendo melhoria de vida para a população. Orisvaldo é filiado ao Partido Verde (PV).

***************************

NO PROGRESSISTA – O ex vice-prefeito de Belo Jardim, Luiz Carlos (foto) esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Eriberto Medeiros (Progressista). Fiel aliado do ex-prefeito João Mendonça, Luiz Carlos deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e decidiu ingressar no Progressista. Ele disputou a prefeitura de Belo Jardim em 2016 e é um dos nomes cotados para compor chapa com a ex-primeira dama Isabele Mendonça (PSB) pelo grupo de oposição. Com forte aceitação na área rural, Luiz Carlos se apresenta como um dos melhores quadros para a formatação da chapa. Além de gozar da confiança de João Mendonça, Luiz Carlos é muito querido no município. Um ótimo nome na composição!

***************************

DEU A LARGADA – Em Custódia, o vereador e Pré-candidato a prefeito Marcílio Ferraz (Progressista) deu a largada na sua peregrinação pelo município. Ouvindo a população, o parlamentar visitou, no final de semana algumas localidades rurais do município. “Fiquei muito feliz com a receptividade e a esperança contagiante do povo que quer ver a mudança acontecer”, disse Marcílio após as visitas. Marcílio vem se reunindo com lideranças para formatar suas principais metas e conquistar mais apoio a sua pré-candidatura. De acordo com o pré-candidato, a ideia básica dos encontros e reuniões é ouvir ‘a voz do povo’ para em seguida definir as principais bandeiras de campanha.

***************************

ACORDOU… – Por falar nisso, o anúncio oficial da pré-candidatura de Marcílio Ferraz a prefeitura de Custódia acordou o prefeito Emanuel Fernandes, o Manuca (PSD) a se empenhar maciçamente na pré-campanha, visto que a disputa não será fácil. No final de semana o atual Chefe do Executivo fez uma maratona de visitas na zona rural. Acompanhado da vice-prefeito Luciara Frasão (PSB), do ex-vereador Paulino Avícola, do secretário Nemias Gonçalves e de vereadores, Manuca esteve nas comunidades de SANTANA, MATA VERDE e LAGOINHA. Segundo o prefeito, essas visitas tem o objetivo principal de ouvir as comunidades e de levar o Governo pra mais perto do povo. “É ouvindo o povo que faremos o nosso melhor. Não estamos aqui pra prometer, e sim, pra fazer e resolver as prioridades das comunidades”, disse.

***************************

CABELO EM PÉ– Sempre que acontece aumento salarial, a Federação dos Municípios mostra preocupação com o pagamento da folha. Os prefeitos estão de cabelo em pé sem saber de onde tirar mais orçamento. O valor do novo salário mínimo terá impacto de R$ 2.162 bilhões nas contas dos municípios brasileiros em 2020.

***************************

VACINAÇÃO – O Ministério da Saúde, com as secretarias estaduais e municipais realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em duas etapas. A primeira terá de segunda-feira (10) até 13 de março, com o dia D de Mobilização Nacional em 15 de fevereiro.

***************************

PSDB DESISTIU – O PSDB desistiu da ideia de mudar o nome do partido, diz Igor Gadelha, na Crusoé. A decisão foi baseada numa pesquisa encomendada pela legenda no ano passado para saber como estava a imagem da sigla.

Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *