Blog do Itamar

‘Clone’ do antigo Jeep rende processo contra a Mahindra

OURO VELHO: Prefeitura entrega ala no Centro de Especialidade Médica para casos de covid-19

Fora do mercado brasileiro há anos, a indiana Mahindra segue vendendo veículos em vários outros países. Mas não vem tendo vida fácil nos Estados Unidos, onde acaba de perder uma batalha judicial. O motivo do litígio, que já dura alguns anos, é o modelo Roxor: o Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) alega que ele é uma cópia dos clássicos modelos Jeep CJ.

Em novembro de 2019, um juiz já havia expedido uma determinação favorável à FCA, impedindo as vendas do Mahindra Roxor em seis regiões dos Estados Unidos. Agora, a Comissão de Comércio Internacional do país emitiu uma decisão semelhante, na qual consta uma ordem judicial de exclusão do produto. A decisão, porém, ainda precisa ser ratificada pelo governo local, o que deve ocorrer em até 60 dias.

A Comissão entendeu que o Roxor é realmente muito parecido com os antigos modelos CJ da Jeep. A FCA mencionou que o modelo é semelhante à linha CJ até na grade dianteira com aberturas verticais. A diferença é que, nos veículos da Jeep, esse componente tem sete orifícios, enquanto no utilitário indiano são apenas quatro.

A Mahindra já providenciou mudanças frontais para a linha 2020 do Roxor, que incluem uma grade com diferente trama de fendas. Porém, não parece ser o suficiente para afastar o modelo do Jeep CJ: afinal, há vários outros componentes semelhantes entre eles, como faróis, capô e para-lamas dianteiros e traseiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669