Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Blog do Itamar -

SEIS VAGAS NA CÂMARA – O PSB e o PSD devem abocanhar pelo menos três seis vagas na Câmara de Afogados, nas eleições municipais deste ano. As duas siglas dispõe de bons quadros na disputa do legislativo. O PSB conta com com quatro vereadores de mandato, todos na busca pela reeleição: Cícero Migué, Luiz Besourão, Renaldo Lima, Raimundo do Foto e Rivelton Santos, ainda três ex-vereadores, Ana Maria, Zulene Alves e Vicentinho. Na calda, o Guarda Municipá apusentado Celso Macário que vem com a molesta pra cima dos seus concorrentes. “O caba num brinque não, que eu vou dá nó em pingo d’água!”, diche Celso, que nas ruas, enquanto vende picolé com os mais variados sabores anuncia sua pré-candidatura.

*************************

NEGÃO X PALMEIRA – A Justiça Eleitoral ainda não divulgou as tabelas de distribuição de tempo para o horário eleitoral gratuito em Afogados da Ingazeira, para os cargos de prefeito, mas de acordo com os partidos com vigência no município, o pré-candidato Alessandro Palmeira (PSB)] é o candidato com mais tempo, seguido de Zé Negão (PODEMOS) e Capitão Sidney (PSC). A chamada Frente Popular contará em sua coligação com o Avante, MDB, Patriota, PDT, PL, PSB, PSD, Psol, PT e ainda quem sabe o PV. Dos partidos vigentes, o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão ficaria com o PODEMOS e PTB. Se conseguir o REPUBLICANOS, DEM, PSDB, PRTB, PROS, PHS e PSL, o Negão pode até suplantar o tempo de guia de Palmeira.

*************************

ISRAEL E ZECA? – Corre a boca miúda na terra do Cardeal, que o Delegado Israel Rubis (PP) teria sido sondado para uma possível vice do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcante (PTB). A iniciativa teria sido uma articulação através do Partido Progressista (PP), ao qual Rubis é filiado. Aliados e interlocutores do Delegado já dão como certa uma provável composição, mas para que isso viesse a acontecer Zeca teria que desatar um grande nó, porque a chapa já foi anunciada com Eduíno Filho na vice. Resta saber se de fato a informação procede…

*************************

SE PASSANDO ... Em Tabira a chapa governista vem empurrando com a barriga o anúncio da vice do pré-candidato a prefeito Flávio Marques (PT). A data seria no dia 13 de julho e já estamos quase no finalzinho do mês. Zé de Bira e Aldo Santana são os dois nomes apresentados pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O deputado federal Carlos Véras (PT) ficou de encomendar uma pesquisa para definir a composição da chapa, isso porque o acorde seria a cabeça de chapa com o PT com a vice sendo indicada pelo PSB. A demora talvez tenha gerado insatisfação. A verdade é que ambos não deveriam se passar com um moído desse. Ou estão aguardando um outro nome para formar tal chapa, talvez a posição de outra liderança política na terra das tradições, ou estão matando no cansaço os dois postulantes…

*************************

CUM OS PÉS LÁ E CÁ – Vigente no município de Afogados da Ingazeira a Comissão Provisória do Partido Liberal – PL, consta o nome do vereador Augusto Martins como atual presidente da legenda. Já no Sistema de Filiação Partidária, o nome do parlamentar se encontra na lista dos filiados do Partido Social Democrático (PSD), cujo controle é do vereador e presidente da Câmara Igor Mariano. Correligionários próximos de Martins continuam na Composição do Partido Liberal, como é o caso de Charles Maia, Jorge Pires  e José Arlindo.

*************************

ALÔ COMPESA!!!!! – A Compesa até que fez uma bela ação ao instalar lavatórios públicos em algumas cidades do interior de Pernambuco para diminuir a transmissão do novo coronavírus. Estes foram distribuídos em loterias, bancos e feiras livres. O problema é que na cidade de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, esses lavatórios não estão sendo abastecidos, deixando estes apenas como materiais decorativos. A reclamação por parte da população é intensa.

*************************

DELEGADO QUER RESPOSTA – O prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD), quer um esclarecimento sobre o assassinato de Lourinaldo Sobral , pré-candidato à Câmara Municipal, ocorrido no final de semana. Ele enviou ofícios ao delegado da cidade e ao Secretário de Defesa do Estado. Delegado licenciado, o prefeito Rossine, diz que estamos num ano eleitoral e é preciso dar uma resposta rápida à sociedade para evitar explorações políticas do fato.

*************************

QUASE METADE – Pesquisa Fórum realizada pela Fórum revela que a aprovação do governo Bolsonaro é muito maior do que a soma de sua avaliação ótima e boa. Quando indagado se aprova ou desaprova o governo, uma parte considerável dos que o avaliam como regular se desloca para o aprova. São 49,1% que aprovam contra 50,9% que desaprovam.

*************************

DESAPROVAÇÃO NO NORDESTE  – A região Nordeste é a de maior índice de desaprovação ao governo do presidente Bolsonaro, 60,5%, contra 39,5% que aprova seu governo. O Sudeste é a região com segundo maior índice de desaprovação, 53%, contra 47% de aprovação. Nas outras regiões a maioria da população mais aprova do que desaprova Bolsonaro. No Sul, 57% aprovam, no Centro-Oeste, 57,5% e no Norte esse índice bate em 67,8%.

*************************

HOSPITAIS PRIVADOS – Pacientes com Covid-19 internados em hospitais privados têm taxa de cura 50% maior do que aqueles de instituições públicas. Em média, 51% dos hospitalizados em unidades privadas sobrevivem, índice que cai para 34% nos hospitais públicos. Os índices de cura nas unidades públicas são menores em estados do Norte e Nordeste. A média é 45% em Pernambuco e 53% no Pará, ante 60% em São Paulo e 79% no Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669