Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

O perigo da polarização da política – Espaço Opinião do CRA-RJDESAFINADOS – O lançamento da pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (PDT) a prefeitura do Recife, deixa claro que os partidos de esquerda estão desafinados na Veneza Pernambucana. O PT conta hoje com a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes. Embora não tenha consistência, o projeto de Marília acaba confundindo a cabeça do eleitorado recifense. Ela até tenta esconder, mas os seus maiores adversários estão velados dentro da sua própia agremiação partidária. Com o meio de campo embolado na Capital, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife Geraldo Júlio, ambos do PSB devem se reunir o mais rápido possível para organizar o time e tirar de vez essa pré-candidatura de Marília. Mas também a de se imaginar que a pré-candidatura de Túlio pouco irá influenciar no processo, fato que certamente o levará a não concretizar tal projeto…

*********************************************

EM CAMPO – Como o coxo tem que partir na frente, o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) vem trabalhando dentro das sua limitações a pré-campanha a prefeitura de Afogados da Ingazeira. O Negão terá pela frente a difícil tarefa de vencer nas urnas o candidato da sucessão do prefeito José Patriota (PSB), que será o vice-prefeito Alessandro Palmeira. Sem ter sequer um vereador de mandato apoiando o seu projeto político, Zé Negão busca forças dentro do seu grupo e junto ao eleitorado anti-Totonho e anti-Frente Popular. As críticas a gestão do prefeito Coimbra têm sido constantes nas redes sociais e noutros meios de comunicação.

*********************************************

PODEMOS OU PTB – Por falar no PODEMOS, dois pré-candidatos ao legislativo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o Cabo Edson Cosméticos e o Subtenete Gleydson tem a prerrogativa por serem militares da ativa, de escolherem a legenda que que quiserem para se filiarem no ato da convenção partidária. Pois bem, ambos estão com os pés dentro do PSD e PDT respecticamente, mas com dificuldades de sobra para se elegerem. O PSD elegerá possivelmente três vereadores e na lista estão Rubinho do São João, Augusto Martins e a terceira vaga ficará entre Argemiro, Erickson Torres, Wellington JK e Douglas Eletricista. Já o PDT deverá eleger um vereador direto e quem sabe outro na sonra. Entre os nomes que disputam as eventuais vagas estão César Tenório, Gal Mariano, Mário Martins, João do  Sindicato, Subtenente Gleydson e Dionneys Rodrigues. A disputa é pra lá de difícil. Gleydson e Edson têm a possibilidade real de se elegerem no PTB ou no PODEMOS de Zé Negão…

*********************************************

INDEFINIDA – A oposição de Iguaracy ainda não definiu o nome para a disputa da prefeitura nas eleições municipais que acontecem no dia 15 de novembro. Já estamos praticamente em agosto e até o momento nenhum nome foi apresentado pelo grupo. Por enquanto o comerciante Bibi Alves (Avante) tem feito zuada com sua pré-candidatura de críticas e ataques. O ex-prefeito Dessóles já deixou claro que não tem pretensão em disputar o pleito. Na linha sucessória surge o nome do contador Rogério Lins como possível nome do grupo. Ainda pelo campo de oposição, o engenheiro Hógenes Alves (DEM) é outro personagem que se insere nessa incógnita…

*********************************************

PESQUISA EM SOLIDÃO – Teve pesquisa na terça-feira (28) na cidade de Solidão. No formulário perguntas sobre a avaliação da gestão do prefeito Djalma da Padaria (PSB) e indagações relacionadas às eleições municipais deste ano; O levantamento trouxe o confronto direto entre Djalma contra a ex-prefeita Cida Oliveira (PODEMOS). Informações dão conta de que a pesquisa foi encomendada pelo grupo de oposição, que tem Cida como pré-candidata.

*********************************************

JOÃO NA REELEIÇÃO! –  O prefeito de Triunfo João Batista Rodrigues (PSB) enfrentaria uma disputa relativamente tranquila por um segundo mandato, mas continua na indefinição. Estrategicamente, vem ganhando tempo e evitando gastos… Para muitos, Batista tentará a recondução do cargo, mas só anunciará no momento certo. O ex-prefeito Luciano Bonfim (Avante) já anunciou que não pretende concorrer novamente à prefeitura, abrindo espaço de sobra para Batista. Caso decidisse não concorrer, Batista e Luciano teriam na linha sucessória os nomes da ex-primeira dama, Paula Xavier e do vereador e ex vice-prefeito, João Hermano. Como Batista está no direito natural de tentar a reeleição, há uma forte tendência de o atual Chefe do Executivo ir para a disputa. Batista, recentemente inaugurou algumas obras no município, um sinal pra lá de positivo para quem estava apático na avaliação de governo.

******************************************

EDUARDO MELO – Por falar nisso, Luciano Bonfim e João Batista bem que poderiam aproveitar o médico e ex-prefeito do município, Eduardo Melo (MDB) numa composição na chapa governista. Eduardo está entre as três lideranças de maior peso político em Triunfo. O cálculo político por trás da escolha do candidato a vice em uma chapa de prefeito, costuma levar em conta a contribuição que o nome pode trazer à campanha, o reforço ou complemento ideológico que significa e a amplitude do eleitorado que poderá ajudar a alcançar. Nesse contexto, Eduardo Melo seria no momento, o melhor nome para compor com Batista, Paula Xavier ou mesmo Luciano Bonfim. Uma chapa Bonfim e Melo seria talvez o fato novo da política triunfense…

******************************************

ILDETE E ELIETE COM TÁSSIO – O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Santa Cruz da Baixa Verde selou apoio ao prefeito Tássio Bezerra (PTB) que deverá anunciar oficialmente seu candidato à sucessão nos próximos dias. Sob o comando da ex-vereadora Eliete do Icó, o MDB decidiu apoiar o pré-candidato de Tássio para dar continuidade ao seu trabalho. Além de Eliete, a psicóloga e ex-primeira dama, Ildete Diniz, também faz parte do MDB na terra da rapadura. Acredita-se que o prefeito tenha comemorado os novos reforços no time governista já que ambas se integraram enxergando a necessidade de Santa Cruz continuar avançando.

******************************************

ÁLVARO É FAVORITO – Em Tacaimbó, o prefeito Álvaro Marques (PT) respira aliviado, isso porque se consagra como grande favorito da eleição deste ano. Com a saída do páreo do ex-prefeito Washington e da ex-primeira dama Joelda Pereira, a oposição em Tacaimbó apresentou o nome do empresário Edmar Valença (DEM) como pré-candidato a prefeitura. Washington venceria Álvaro em todos os cenários e poderia eleger a esposa Joelda, mas resolveu ficar de fora. Já para Edimar a situação é pra lá de complicada, isso porque lideranças como Washington e Thiago Cintra estarão fora de todo processo político. O petista vinha bastante desgatado no município, mas a decisão de Washington deu novos ares ao seu projeto de reeleição…

******************************************

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669