Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

ConJur - TREs reforçam impossibilidade de emprestar urnas para ...ENFRAQUECEU – O novo sistema com o veto de coligação para vereadores deve enfraquecer partidos menores. Como os votos são distribuídos nas eleições proporcionais? Nas eleições majoritárias (para prefeito, governador, senador e presidente) considera-se o voto em cada candidato, e o mais votado se elege. Na proporcional, para as Câmaras Municipais, é considerada a soma de votos obtidos por todos os candidatos a vereadores de um partido mais os votos obtidos pela legenda (o eleitor pode dar seu voto a um partido, sem escolher um nome específico lançado por ele). O total será usado em uma conta que vai determinar o número de vagas ocupadas por cada partido. O modelo permite que um candidato mal votado consiga se eleger quando está em uma chapa forte ou quando concorre ao lado dos chamados puxadores de votos. O resultado obtido é chamado de quociente eleitoral. Depois, cada partido tem calculado um outro quociente, o partidário. Os votos que todos os membros do grupo receberam são somados e depois divididos pelo quociente eleitoral. No cálculo, se o resultado da divisão for 5,8, o quociente partidário é 5, pois despreza-se a fração. Esse é o número de vagas a que o partido terá direito, e então são considerados os votos individuais.

********************************************

PERDAS – A saídas dos ex-prefeitos Josete Amaral e Rosalvo Sampaio (Mano) do grupo governista em Tabira pode trazer sérios prejuízos ao prefeito Sebastião Dias (Sem Partido) que pode não eleger seu sucessor na terra das tradições. A falta de atitude do Chefe do Executivo na condução do processo, acabou gerando um angu de caroço, comprometendo a unidade do grupo. Primeiro porque entregou toda responsabilidade da condução ao deputado Carlos Véras (PT) que teria dificuldade para eleger um vereador agora em 2020 e agora tem a cabeça da chapa. P grupo ainda perdeu três vereadores, entre eles a presidenta da Câmara Municipal, Nelly Sampaio (PSC) e o vice-prefeito José Amaral (PSDC). Não se sabe qual será a mágica que o grupo governista irá usar para vencer o pleito, já que política, se faz somando…

********************************************

DESCARTOU – Filiado ao PROS, o ex-prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha declarou a este blogueiro que continua firme com o prefeito Zeinha (PSB). Nas redes sociais (Facebook), a ex-primeira dama, Virgínia, esposa de Albérico postou uma mensagem afirmando estarem juntos com o “40” de Zeinha. Indagado sobre os rumores de que poderia concorrer a prefeitura de iguaracy nas eleições municipais deste ano, Albérico descartou qualquer possibilidade.

********************************************

CONTRÁRIOS… – O zum zum zum de uma eventual ida do Subtenente da Polícia Militar Gleydson para o PODEMOS, gerou certo desconforto no grupo do vereador e pré-candidato a prefeito, Zé Negão. É que os pré-candidatos Toinho Tratorista, Bião do Hospital e Suely Federal já se manifestaram contra o ingresso do militar, que pela lei eleitoral tem o privilégio de se filiar a qualquer agremiação partidária no ato da convenção. Eles até elogiam a figura do pré-candidato, por ser uma pessoa bastante querida e respeitada na cidade, mas segundo eles, compromete o projeto dos mais antigos aliados do Negão, que terá pela frente esse abacaxi para descascar…

********************************************

CONTRA A VONTADE… – Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Afogados da Ingazeira, o advogado Clóvis Lira irá votar no candidato apresentado pela chamada Frente Popular, a sucessão do prefeito José Patriota (PSB) que será o atual vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB). Em live promovida pelo blog, Clóvis afirmou que irá acompanhar a decisão do partido, muito embora não estivesse no seu sentimento. Ele defendia candidatura própria.

********************************************

JOGO DUPLO EM INAJÁ – Em decorrência do DESGASTE político do prefeito de Inajá, Adilson Timóteo (Avante), o pré-candidato a prefeito Marcelo de Alberto (PSD) tem feito o jogo da conveniência na busca pelo voto. Onde o eleitor revoltado expressa a insatisfação com o prefeito Adilson Timóteo, Marcelo se apresenta como um candidato independente, sem o apoio de Adilson, mas onde o eleitor se declara Timóteo, aí Alberto entra fácil como faca em melancia. Setores da oposição já traçam estratégias para colar de forma bem clara, Marcelo a Adilson.

********************************************

REPÚDIO A PATRIOTA – Carros de som voltaram a circular pelas ruas de Afogados da Ingazeira com a NOTA de REPÚDIO ao prefeito, José Coimbra Patriota (PSB). Os professores cobram o pagamento do piso nacional com o retroativo. Nos últimos meses, Coimbra tem sido bastante questionado pelos professores. Enquanto não resolver essa situação o Chefe do Executivo ao que parece será duramente cobrado em sites de notícias e redes sociais.

********************************************

APOIOS IMPORTANTES – Na disputa pela vice do pré-candidato governista Flávio Marques (PT), o vereador Aldo Santana (PSB) conta com apoios importantes na defesa do seu nome para a composição da chapa. Além do empresário José de Arimatéia, Tea da Damol, Aldo ainda conta com Gil da Borborema e de lideranças políticas a nível de estado, como é o caso do deputado estadual João Paulo Costa (Avante) e do ex-deputado Sílvio Costa (Republicanos).

********************************************

BALANÇO DA GESTÃO – O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Iguaracy, Manoel Olímpio (PSB), falou sobre o balanço dos sete meses de gestão e já projetou novas mudanças na Casa Legislativa. Em entrevista ao blog, falou sobre a compra de equipamentos e sobre as reformas na Casa de Leis feitas em sua gestão. Manoel aproveitou para agradecer sua equipe e falou também sobre algumas novidades vindo por aí como por exemplo a climatização do prédio da Câmara Municipal e transmissões ao vivo das Sessões Legislativas.

********************************************

VICE – Pesquisas internas encomendadas pelos grupos políticos de Belo Jardim apontam o nome de Luís Carlos (PROS) como melhor nome na chapa de Isabelle Mendonça (PSB) e Wilsinho (PTB). Já na chapa encabeçada por Gilvandro Estrela (DEM), Luís Carlos disputa com Maneco, no entanto, na avaliação de marqueteiros, se encaixaria bem na condição de vice de Estrela, isso porque somaria muito mais do que Maneco. Luís Carlos traria dividendos importantes dos distritos de Xucuru, Serra dos Ventos e outras áreas rurais do município.

********************************************

BELO LEÃO COM EVANDRO – O servidor público federal, Berinaldo Leão (PSL) de São José do Egito, que havia votado em Romério Guimarães (PP) na eleição de 2016, declarou apoio a reeleição do prefeito Evandro Valadares (PSB). Belo Leão, como é popularmente conhecido na terra da poesia é pré-candidato ao legislativo pelo Partido Social Liberal (PSL). Ele já foi presidente do Psol no município,legenda pela qual concorreu uma vaga na Alepe em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4669