Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

O TOM DA CAMPANHA

O primeiro debate eleitoral entre os três candidatos à prefeitura de Afogados da Ingazeira nas eleições municipais de 2020 – Alessandro Palmeira, Zé Negão e Capitão Sidney –, realizado na Rádio Pajeú FM, mediado pelo comunicador Nill Júnior, marcou o tom que as candidaturas deverão adotar até o final da campanha.  Os candidatos apresentaram aos ouvintes da Pajeú e Cidade FM suas ideias e propostas, questionaram adversários e responderam a questões formuladas pelo blogueiro Júnior Finfa e por entidades representativas da sociedade organizada, de setores produtivos e de categorias de trabalhadores da cidade. O candidato governista Alessandro Palmeira (PSB) foi comedido nas palavras e mais se defendeu das críticas de Zé Negão do Capitão Sidney. No jogo, cada um dos oposicionistas acabou ajeitando de forma sutil, a bola para o outro. Enquanto Palmeira buscava demonstrar as realizações de seu governo, Sidney e Zé Negão desconstruía o discurso na afirmativa de que o ex-prefeito Totonho o taxou de poste. Palmeira por sua vez foi diplomático, dando de forma eficiente às respostas cabíveis. Para muitos o debate foi de ataques e críticas a atual gestão. Faltou mesmo, prioridade e compromisso na propagação de mais propostas. Se quiser se safar do paredão, é melhor para Palmeira nem participar dos outros debates, isso certamente lhe resguardará do bombardeio..

*****************************************************

DEFINIÇÕES DE ÚLTIMA HORA

Alguns partidos políticos deixaram para a última hora a realização das convenções que oficializaram candidaturas de seus representantes ao cargo de vice-prefeito. Em Afogados da Ingazeira, a Frente Popular fará sua convenção nesta terça-feira (15), onde apresentará o nome do vice na chapa que será encabeçada pelo escritor e poeta Alessandro Palmeira (PSB). O vereador Daniel Valadares (MDB) deverá ser anunciado como companheiro de chapa de Palmeira, numa coligação entre PSB e MDB. São dois jovens, que assim como os demais pré-candidatos se apresentarão como nomes da renovação política do município.

*****************************************************

POSSIBILIDADE

Por falar em MDB, há uma possibilidade de Toninho, filho do ex-prefeito Totonho Valadares vir a disputar uma vaga na Câmara de Afogados. Filiado ao MDB, Toninho tem sido solicitado por amigos a participar ativamente do pleito na condição de candidato proporcional. Ele nunca falou publicamente sobre o assunto, mas a possibilidade ao que parece não está descartada. Com a eventual retirada do nome de Lindão, Toninho pode colocar o nome a disposição do partido.

*****************************************************

REPETECO…

Em Triunfo a chapa Luciano Bonfim e João Hermano, ambos do Avante, os quais governtanaram o município por dois mandatos, também foi definida de última hora. Luciano que havia anunciado a imprensa que não mais pretendia disputar a prefeitura voltou atrás da decisão e foi homologado pelo partido como o nome da sucessão do prefeito João Batista (PSB) que mesmo com a caneta na mão, não teve sequer o direito de indicar a vice. Não há dúvidas de que o policial militar e advogado Josivan Geraldo, seria o nome de sua predileção…

*****************************************************

COM A CHAPA GOVERNISTA

O médico e ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo (MDB) anunciou apoio à chapa governista composta pelo médico Luciano Bonfim (prefeito) e João Hermano (Vice). Embora não estivesse no contexto do grupo como possível nome entre os postulantes a sucessão de  Batista, Eduardo Melo se apresentava como um ótimo quadro na disputa e como condições reais de suplantar o candidato da oposição. Ainda assim, Eduardo decidiu marchar com Bonfim e Hermano…

*****************************************************

JOÃO E LULÃO

Em Petrolândia houve surpresas nas composições de chapas durante a realização das convenções partidárias. A prefeita Jane Souza (PSB) escolheu Anselmo da Farmácia (PSB) para ser o seu candidato a vice-prefeito. A convenção de Jane será nesta terça-feira (15), na Escola Municipal Francisco Simões. Já o médico João Lopes  (PC-do-B) anunciou o nome do empresário Lulão França (PT) como seu companheiro de chapa. Lulão que estava como o nome posto como pré-candidato a prefeito de Petrolândia será o candidato a vice-prefeito de João.

*****************************************************

DESISTÊNCIA

Em Iguaracy a desistência do comerciante Bibi Alves (Avante) de disputar a prefeitura pegou muita gente de surpresa. Bibi vinha fazendo uma pré-campanha intensiva, principalmente nas redes sociais e se mostrava bastante empolgado com o projeto. O apoio a candidatura de Rogério Lins (MDB) foi anunciado durante a convenção do Avante. Bibi vai concorrer uma vaga no legislativo. A disputa majoritária em Iguaracy agora será ebtre Zeinha Torres (prefeito) e Dr. Pedro Alves (Vice), contra o contador Rogério Lins (prefeito) e Francisco de Sales (Vice).

*****************************************************

CANDIDATOS NA PENDURA…

O chamado “Chapão da Morte” do Partido Social Democrático (PSD) pode ter surpresa e deixar quadros bons de fora do legislativo nas eleições de 15 de novembro. É que nomes como Augusto Martins, Erickson Torres e Wellington JK correm o risco de não se elegerem. Na briga, Douglas Eletricista, Saegente Argemiro e Rubinho do São João podem surpreender nas urnas. Há ainda quem sabe uma possibilidade de o policial Edson dos Cosméticos ser vem votado. Augusto Martins que era um nome dado como certo na recondução do cargo tem que suar a camisa e trabalhar dobrado. O time é forte e os concorrentes pra lá de competitivos…

****************************************************

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *