Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: GRAVATAÍ PODERÁ TER SEGUNDO TURNO EM OUTUBRO – Blog do  Chico PereiraTENDENCIANDO… – A primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo IBOPE para a prefeitura do Recife que apresenta Marília Arraes (PT) com 45% das intenções de votos contra 39% de João Campos (PSB) tem influenciado lideranças partidárias a definirem apoio à candidatura petista no segundo turno. Empatados tecnicamente, os dois tentarão conquistar os 15% dos eleitores indecisos na Veneza Pernambucana. Vencerá o pleito quem tiver o maior poder de articulação e atrair mais lideranças para o seu palanque. Na verdade a mudança ficou em basicamente trocar seis por meia dúzia porque João carrega o sobrenome do pai Eduardo Campos e Marília o sobrenome do avô Miguel Arraes, dos ex-governadores do estado. É certo que a condução dos destinos do estado continuará nas mãos da mesma oligarquia política!

**************************************

MILAGRE – O novo prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) terá que fazer milagre para acomodar dezenas de candidatos que disputaram o legislativo nas eleições deste ano. Além da alta procura de gente que vai bater a porta do gabinete para pedir emprego, Palmeira terá ainda os candidatos que não obtiveram êxito na disputa. De cara, terá que encontrar uma solução para Augusto Martins, Luiz Besourão, Rivelton Santos e Wellington Jk que perderam assento na Casa de Leis Municipal. Dos eleitos do PSB somente Raimundo do Foto já esteve secretário municipal e muito dificilmente aceitará assumir novamente uma pasta para dar lugar ao primeiro suplente da coligação, o veterinário Rivelton Santos. No PSD não se sabe a posição dos vereadores eleitos sobre uma possível convocação para assumir uma eventual pasta. Entre os eleitos, Douglas, Sargento Argemiro e Erickson Torres. Qual deles assumiria uma pasta para Augusto Martins assumir a eventual cadeira na Câmara?

**************************************************

ESBARROU  – O Partido Verde (PV) de Afogados da Ingazeira bem que tentou mas esbarrou no cociente eleitoral. A legenda apresentou 13 candidatos ao legislativo, porém só conseguiu nas urnas 757 votos. Faltou uma média de 35 votos a serem conquistados a mais para cada candidato. O mais votado foi o ex-vereador José Carlos Santos com 149, seguido de Cleide França com 99, Nilson Macário 95, Nego Diu 86, Cérzar Barros 77, Irmã Cilene 59, Bruno Pereira 52, Val da Ponte 37, Lau Silva 29, além de outros que pontuaram muito pouco.

**************************************************

SOMENTE UM…  – Outro partido de Afogados da Ingazeira que teve uma votação aquém do esperado foi o MDB que só conseguiu eleger um vereador. A legenda é comandada na cidade pelo vereador e vice-prefeito eleito na chapa encabeçada por Sandrinho Palmeira, o jovem Daniel Valadares. Esperava-se mais da coligação, mas como voto é uma coisa que quebra que só a molesta, o MDB ficou somente com uma vaga. Mió que que o PV e PT que boiaram…

**************************************************

DE PREFEITO A VEREADOR – Em Brejinho o ex-prefeito Chico Dudu (PSB) conseguiu se eleger vereador. Ele foi o quarto vereador mais votado nas eleições municipais ocorridas em 15 de novembro com 316 VOTOS. Em 2016, Dudu concorreu a prefeitura, sendo derrotado pela atual prefeita Tânia Maria (PSB). Na composição da chapa de Francisco estava o empresário Gilson Bento (Republicanos) que suplantou o ex-prefeito José Vanderley (PSB) nas urnas e assumirá o comando do município a partir de 1º de janeiro de 2021. Adversário histórico de José Vanderley, Chico Dudu se aliou ao socialista por não aceitar Gilson Bento encabeçar a chapa majoritária do grupo de oposição na eleição deste ano. Com mandatos outorgados pelo povo, agora Dudu e Bento estarão em poderes diferentes, um no legislativo, outro no executivo…

**************************************************

TRAIÇÃO – O que tem gente se queixando da traição do povo, após os resultados das urnas não está no gibi. São áudios diversos nas redes sociais com lamentos que fazem a gente dá gargalhadas. Em Afogados da Ingazeira, Júnior do Gesso do Partido verde (PV) lamentou os 15 votos registrados nas urnas, afirmando que na sua lista contava com 1.200 pessoas que garantiram voto. Outro que ficou triste com a votação foi o cantor forrozeiro Lau Silva que bateu a cidade e toda zona rural e quando anunciaram os resultados das urnas apareceram 29 votos.

**************************************************

FENÔMENO DAS URNAS NÃO SE ELEGEU – Tadeu do Hospital, que em 2012 foi um fenômeno nas urnas em São José do Egito com 990 votos e em 2016 com 1.203, não conseguiu garantir a continuidade do seu mandato. Filiado ao PSB, Tadeu havia sido eleito vereador para o seu segundo mandato pelo PTB. Ele havia rompido politicamente com o ex-prefeito Romério Guimarães (PP) que foi derrotado nas urnas para o atual prefeito Evandro Valadares (PSB). Há que aposte que Tadeu pode ser aproveitado na equipe de governo na nova gestão socialista…

**************************************************

SE ESVAIU – Por falar em São José do Egito, ex-deputado estadual José Marcos de Lima (Avante) teve fraco desempenho no pleito. Não conseguiu dar uma boa votação a sua candidata, a professora Roseana Borja (MDB) que obteve 4,49% o equivalente a 787 votos. A ausência do ex-gordo na cidade e a não participação ativa na disputa dos últimos pleitos eleitorais acabaram deixando Zé Marcos sem boa parte do seu velho eleitorado. Romério assumiu a liderança do grupo de oposição tirando de tempo a figura do ex-deputado. Na verdade, se esvaiu a maioria dos adeptos, seguidores, simpatizantes e correligionários do ex-prefeito e ex-deputado.

**************************************************

ACERTOU OU NÃO? – Por falar em São José do Egito, o advogado Augusto Valadares que foi secretário nas gestões do tio prefeito Evandro Valadares, foi eleito para o cargo executivo em Ouro Velho, no vizinho estado da Paraíba. Filiado ao DEM, Augusto foi apoiado pela prefeita Natália (PSD), esposa do médico egipciense Dr. Júnior, filho do médio Dr. Gulvaney.  Augusto teve 84,41% o equivalente a 1.992 votos. Não se sabe se o novo prefeito fará uma boa gestão e se Júnior acertou na escolha do candidato. Vamos aguardar até onde vai essa aliança…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *