COLUNA DO ITAMAR FRANÇA – ELEIÇÕES

É HOJE…

Resultado de imagem para URNAS ELEIÇÃONeste domingo (07), os brasileiros vão escolher o novo presidente da República, 54 senadores, 513 deputados federais, 27 governadores dos estados e do Distrito Federal, além de 1509 deputados estaduais e distritais. São 147,3 milhões de eleitores aptos a votar. Desse total o eleitorado Masculino corresponde a 69.901.037 (47,45%), enquanto o feminino é bem maior com 77.337.919 (52,50%). Nesse contexto, as mulheres são maioria e têm o poder de decisão. Por região, o Centro-Oeste: conta com 10.747.116, seguido do Nordeste: 39.222.149, Norte: 11.533.833, Sudeste: 63.902.501, Sul: 21.396.031 e Exterior: 500.727. No grau de instrução, Analfabeto: 6.574.111 (6,80%), Ensino fundamental completo: 10.030.148 (6,80%), Ensino fundamental incompleto: 38.063.892 (25,84%, Ensino médio completo: 33.676.853 (22,86%), Ensino médio incompleto: 24.864.061 (16,88%), Superior completo: 13.576.120 (9,21%), Superior incompleto: 7.313.626 (4,96%). Em suma, a maior parte do eleitorado é formada por eleitores de baixa renda, mulheres e dos que têm o ensino fundamental completo. O que esperar dos resultados? Veremos logo mais!

FANATISMO PETISTA/BOLSONARISTA

Resultado de imagem para BOLSONARO X HADDADNa eleição para a presidente da república, eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) alimentam a expectativa de o capitão suplantar os seus adversários no primeiro turno. Se o Nordeste, que é o maior colégio eleitoral do Partido dos Trabalhadores – PT, que tem como candidato, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad tiver uma abstenção significativa, além do esperado, Bolsonaro pode sacramentar a vitória. A verdade é que o resultado depende do número dos irão de fato às urnas, isso porque, entusiasmados pra ir às urnas, somente os eleitores de Bolsonaro e do Partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim mesmo, pelo fanatismo ao petista que está preso em Curitiba.  

SEGUNDO TURNO

Resultado de imagem para SEGUNDO TURNO ELEIÇÃOEm Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) candidato à reeleição espera vencer a eleição no primeiro turno. Os números das últimas pesquisas apontam resultados diferentes, o que deixa certa dúvida, quanto a uma eventual vitória em primeiro turno. Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (06) o governador pode ter 49% dos votos válidos como também 53% dentro da margem de erro. Os votos válidos são aqueles que excluem brancos e nulos. Para os analistas, o segundo turno seria mais complicado para a reeleição do socialista. As pesquisas mostram Armando bem próximo, sem contar que será um novo momento e que muitas coisas podem mudar em relação à posição de algumas lideranças políticas e do próprio eleitorado. Nesse contexto, Paulo poderia ficar em desvantagem.

A INCÓGNITA MARÍLIA…

Resultado de imagem para MARILIA ARRAESNum eventual segundo turno, com quem ficaria a vereadora do Recife e candidata a deputada federal Marília Arraes (PT) para o governo do estado? A indagação terá resposta no desenrolar do processo. Uma coisa é certa: Marília não vota em Paulo Câmara, pelo menos é o que demonstrou nesse primeiro momento, quando declinou voto para a candidata do Psol Dani Portela. Já eleita deputada federal, o apoio da neta de Arraes pode influenciar no resultado. Outras lideranças podem também influenciar no processo, é o caso de Júlio Lóssio, Marício Rands e Dani Portela, que juntos somam 10% das intenções de voto. No frigir dos ovos, Marília Arraes, Dani Portela e Júlio Lóssio, tenderia a ficar neutros, ou mesmo apoiariam Armando.

AFFF!!! MISSÃO CUMPRIDA…

Resultado de imagem para JOSÉ PATRIOTA ALINE MARIANOEm meio à adversidade, por está enfrentando problemas de saúde, o prefeito de Afogados da Ingazeira Zé Coimbra (PSB) cumpriu sua missão, num processo conturbado, onde o poder da máquina administrativa pouco influenciou. No que tange a eleição para o governo do estado, Coimbra enfrentou uma dura tarefa: a de reverter o quadro no município para o seu candidato que tenta a recondução do cargo. As ações do programa de Fiscalização Preventiva Integrada realizadas na região, com foco maior em Afogados da Ingazeira, as investidas da Operação Lei Seca, além da alta taxa de impostos, cobrada aos comerciantes locais, são fatores que colaboraram para que Coimbra suasse a camisa. O socialista se deparou com resultados não satisfatórios para seu candidato, chegando a fazer apelos a terceirizados da saúde. Se as urnas apontarem nos resultados, o candidato a governador de Coimbra na dianteira, este será considerado um herói. Vamos aguardar!

PROGNÓSTICO: ALINE/JÃO PAULO COSTA/WALDEMAR/MÁRIO…

Resultado de imagem para INCÓGNITANa proporcional em Afogados da Ingazeira, os números irão depender do quantitativo de votos válidos. Espera-se uma média de 20 mil votantes na cidade polo do Pajeú. Em se tratando de candidatos, a vereadora do Recife e candidata a uma vaga na Alepe, Aline Mariano (PP) por ser filha da terra deve ter a maior fatia  do bolo, uma média de 30% dos votos válidos, oscilando para quem sabe 34%, num prognóstico deste blogueiro. Na segunda colocação apareceria o candidato apresentado pelo vereador José Edson Ferreira, Zé Negão, João Paulo Costa (Avante) com uma média aproximada da progressista. A incógnita saber quem teria mais votos para ocupar a terceira posição: o candidato de Antonio Valadares Waldemar Borges (PSB) ou Mário Martins (Psol). O candidato apoiado por membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, Doriel Santos (PT) deve aparecer também nas urnas, além de outros candidatos, mas com menos intensidade.

PROGNÓSTICO: JOÃO CAMPOS/GONZAGA/ZECA CAVALCANTE…

Resultado de imagem para JOÃO CAMPOSPara deputado federal João Campos (PSB) que é apoiado pelo prefeito Zé Coimbra (PSB) deve aparecer na primeira colocação, com uma média 34%, seguido por Gonzaga Patriota (PSB) que deve ter entre 25% e 28%, além de Zeca Cavalcante (PTB) que pode ter entre entre 19% e 23% das intenções de voto, podendo o petebista ultrapassar Gonzaga nas urnas. Adalberto Cavalcante, João Fernando Coutinho e Carlos Véras também serão votados, além de outros candidatos, mas com menos  intensidade. Nada é oficial, por enquanto, são apenas prognósticos. No final da tarde!

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *