COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COMEÇOU

A campanha eleitoral do segundo turno já começou, pelo menos nas redes sociais, onde os dois candidatos anteciparam os ataques. Com a divulgação da primeira pesquisa, onde Bolsonaro se apresenta liderando a corrida pelo Planalto, as duas partes irão começar a mostrar suas armas. O eleitor de Bolsonaro permanece fiel, assim como os defensores do retorno do Partido dos Trabalhadores – PT. O apoio de partidos nesse contexto nada irá influenciar. O poder de transferência daqueles que disputaram a presidência é inexpressivo, quase não influencia no processo. Será decisivo, o nível de rejeição entre os candidatos. Resta saber quem terá o apoio suficiente do povo brasileiro para triunfar. A disputa está aberta. O segundo turno começou e Bolsonaro mantém o favoritismo. Por baixo dessa ponte, muita água ainda vai rolar. Permanecer de bico fechado, evitando debates seria a melhor forma de o capitão se esquivar dos deslizes da língua e vencer o pleito…

TOMA UMA POSIÇÃO ARMANDO!

Resultado de imagem para CIMA DE MUROPelo menos o governador reeleito Paulo Câmara (PSB) todos já sabem que irá votar em Fernando Haddad (PT). O apoio foi selado a partir da retirada da candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes ao Palácio, imposta pela Executiva Nacional do partido que tanto falou em ‘golpe’. Na oposição, os ex-ministros Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) declararam voto em Jair Bolsonaro (PSL). Armando permanece calado, embora o PTB acene para o projeto do militar. O apoio de Armando pouco irá influir. A hora de declarar voto seria na reta final da campanha, assim talvez pudesse receber o apoio em massa dos bolsonaristas. Haddad esteve em Pernambuco fazendo campanha para Paulo, mas Armando igual cururu de banheiro, tentou se apegar a imagem de Lula que o deletou do processo, após acordos escusos. Assim, o segundo roud se aproxima e o petebista se esconde de mais uma tomada de decisão.

MAS RAPAZ!!!

Resultado de imagem para bolsonaroSete grandes cidades de Pernambuco deram vitória ao candidato a presidência da republica Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Paulista, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Era justamente os municípios que Armando Monteiro (PTB) precisava avançar para levar a eleição ao segundo turno. Se tivesse colado a campanha com o nome de Bolsonaro a história poderia ter sido diferente. Há quem questione dos nossos comentários, mas alógica está clara, o povo não deposita confiança em político ‘meio termo’, sem uma posição firme. Os que investiram no tudo ou nada e declararam apoio ao capitão se deram bem e com vantagem avassaladora…

FORÇA POLÍTICA

Resultado de imagem para LUCIANO DUQUE AUGUSTO CESARO prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT) mostrou nessa eleição força política na terra do Xaxado. Diferente de outros gestores que não presentaram bons resultados para seus candidatos, Duque fez majoritário Armando Monteiro (PTB), candidato ao governo do estado, Augusto César (PTB) que concorreu a reeleição na Alepe e deixou Marília Arraes (PT) na segunda posição, perdendo apenas para Sebastião Oliveira (PR), filho da terra. A neta de Arraes somou 11.303 votos, bem próximo dos 13.487 de Sebastião. Para governador Armando teve 57,9% dos votos, enquanto Paulo Câmara (PSB) marcou nas urnas 36,86%. Em números a diferença ultrapassou 2 mil votos.

BOA DESENVOLTURA

Resultado de imagem para TACIO BEZERRA SANTA CRUZ DEPUTADOSNa Terra da Rapadura, o deputado estadual Augusto César (PTB) recebeu o apoio incondicional do prefeito Tácio Bezerra (PTB). O parlamentar que buscava sua reeleição obteve 1.444 votos, bem distante do segundo colocado Doriel Barros do PT – 856 votos. No cenário federal, Fernando Haddad (PT) atingiu a marca de 79,56% dos votos no município. Com 46,31% Armando Monteiro (PTB) bateu Paulo Câmara (PSB) que somou 38,95%. Para deputado federal, Sílvio Costa Filho (PTB) foi o primeiro colocado com 1.507 votos. Resumindo os dados do resultado final das eleições: todos os candidatos defendidos pelo prefeito Tácio Bezerra saíram vitoriosos das urnas instaladas nas sessões eleitorais de Santa Cruz da Baixa Verde. O jovem médico mostrou força, equilíbrio, prestígio e liderança em meio ao seu trabalho a frente do município.

ARROCHOU

Resultado de imagem para delson lustosaEm Santa Terezinha a disputa proporcional foi bastante acirrada. De um lado, os candidatos a deputado apoiados pelo prefeito Vaninho de Danda (PR), do outro, os nomes defendidos pelo ex-prefeito Delson (PTB) que indicou Vaninho para sua a sucessão, vindo a romper posteriormente. Apoiado pelo prefeito Vaninho, o deputado estadual Rogério Leão (PT) obteve 1.869 votos, enquanto Gustavo Gouveia (DEM) somou 1.831, uma diferença de apenas 38 votos. Para deputado federal Sebastião Oliveira (PR) contabilizou 1836 votos, enquanto Ricardo Teobaldo (PTB) apoiado por Delson obteve 1.735, uma diferença de 101 votos. Com os números aproximados, os dois lados que já estiveram juntos remarcam o duelo para as eleições de 2020. O que sucedeu enfrenta quem lhe passou o bastão…

MUNICIPALIZOU

Resultado de imagem para DEVA PESSOA TUPARETAMAValeu a estratégia do ex-prefeito Deva Pessoa (PSD) que municipalizou a eleição em Tuparetama. O prefeito Sávio Torres (PTB) não soube se safar da situação, jogando o jogo da polarização. O desfecho foi ruim para os vereadores que tiveram pouco desempenho com seus candidatos, como é o caso do vereador Diógenes Patriota (PSB). Dias antes do pleito, os candidatos apresentados por Diógenes despontavam entre os mais citados nos levantamentos de intenções de votos. No final, os candidatos de Deva e Sávio ocuparam as primeiras colocações. As provocações do ex-prefeito surtiram efeito, já que pouco se falava em seus candidatos, devido a sua alta taxa de rejeição.

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *