Governador cancela espetáculo em Garanhuns

Resultado de imagem para paulo camara governadorDiante da enorme repercussão e polêmica causada pela inclusão da peça “Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu!” na programação do Festival de Inverno deste ano, o governador Paulo Câmara decidiu hoje cancelar a apresentação do espetáculo.

Na nota, assinada pela Secretaria de Cultura do Estado, o Governo assinala que o Festival foi criado para unir e divulgar as expressões culturais de Pernambuco e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito.

“O Governo também repudia todas as tentativas de exploração eleitoreiras feitas do episódio”, frisa ainda a nota da Secretaria de Cultura.

A íntegra da nota:

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, decidiu cancelar a apresentação “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018, diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam. O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito. O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.”

Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco

PREFEITURA – Pouco depois de tomar conhecimento da decisão do governador, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, através do seu gabinete, divulgou a seguinte Nota Oficial:

O Governo Municipal de Garanhuns, na sua representação oficial o prefeito Izaías Régis, vem a público manifestar sua satisfação de ver que o clamor da sociedade de Garanhuns num pedido expresso de respeito à fé cristã, que foi transmitido para todo o Estado a partir de uma entrevista sua a uma emissora de rádio, reforçado pela população nas redes sociais, bem como ratificado por instituições religiosas que externaram o seu posicionamento, tenha sido ouvido pelo Governo do Estado de Pernambuco, culminando com a suspensão da apresentação em Garanhuns, do espetáculo “O Evangelho segundo Jesus – a Rainha dos Céus”

Lamentamos, portanto, que o Governo Estadual, tenha tentado desvirtuar o fato, querendo relacionar a questões políticas. A figura institucional, o Prefeito Izaías Régis, é a representação oficial da população de Garanhuns, e essa representatividade legal a ele outorgada por meio do voto, foi usada para se posicionar, colocando-se não contra a liberdade de expressão artística, mas sim contra a que essa liberdade não viesse a desrespeitar nenhum símbolo sagrado de uma religião, e de todos os seus seguidores.

O que não podemos deixar de ressaltar é que infelizmente, esse tipo de situação ocorre, porque o Festival que é de Garanhuns, é discutido e formatado sem nenhuma participação do povo de Garanhuns. Mas, sigamos, que tenhamos um Festival de Paz e que Deus continue nos abençoando.

One Response to Governador cancela espetáculo em Garanhuns

  • Achei acertado o posicionamento do Prefeito de Garanhuns e a decisão do governador do Estado.

    Não é desrespeitando nem escandalizando que se conquista o respeito da sociedade mt pelo contrário.