Vereadora Aline Mariano lamenta baixa presença feminina na política afogadense

A ex-vereadora do Recife, Aline Mariano (Progressista) lamentou, na noite desta segunda-feira (09), durante sessão ordinária realizada no plenário da Câmara Municipal, a baixa presença de mulheres do Pajeú na política, principalmente na sua terra natal, Afogados da Ingazeira.

Ao fazer o uso da fala, Aline se disse triste com a NÃO representatividade feminina na atual legislatura. Em 2016, dezoito mulheres disputaram vaga na Câmara de Afogados da Ingazeira, sendo que uma delas tentou a reeleição, mas nenhuma obteve êxito. A vereadora afirmou que ao longo da história, apenas seis mulheres tiveram assento na Câmara de Afogados: Dôra Parteira, Cirene, Ana Maria, Joana Darc, Zulene Alves e Antonieta Guimarães.

Aline foi eleita vereadora de Afogados da Ingazeira em 2000, à época muito jovem, com 23 anos de idade, sendo a majoritária no pleito com 1.293 votos. Depois de exercer o mandato na cidade Pólo do Pajeú, a afogadense foi residir na Capital Pernambucana, onde conseguiu se eleger vereadora. Aline está no terceiro mandato na Câmara do Recife. Pré-candidata a Alepe, é cotada para ocupar uma vaga na Casa Joaquim Nabuco, nas eleições deste ano.